BOLA QUEIMADA
A Bola Queimada é uma das manifestações culturais de jogos mais conhecidas no mundo. Quem não se lembra das aulas de Educação Física e das disputas entre os estudantes nesse jogo? É um jogo que aos poucos deixou de ser vivenciado nas ruas para ficar, quase que exclusivo, nas escolas.
No Brasil, o jogo também é conhecido como “Caçador”, “Baleado”, “Mata-Mata”, “Queima”, “Mata-Soldado”, “Cemitério”, entre outras nomenclaturas. A variedade de nomes revela como o jogo é ressignificado nas regiões brasileiras.
Possível Origem
Responder qual é a origem dos jogos tradicionais não têm sido tarefa fácil entre os pesquisadores dessa temática. Por se tratar de manifestações culturais antigas, os jogos, carregam a falta de registros sobre suas práticas em épocas atrás, inviabilizando a certeza em apresentar quais são os criadores, os contextos e as datas. Nesse sentido, a bola queimada também sofre com a falta desses registros.
Porém, existem versões sobre as possíveis origens de alguns jogos, entre eles, a respeito da bola queimada. De acordo com Santos (2012), a versão mais aceita a respeito da origem desse jogo refere-se ao treinamento do exército da Papônia, localizada antigamente ao norte da Europa Meridional, governado pelo rei Papus. Em defesa do reino contra possíveis ataques de estrangeiros (chamados de bárbaros), o exército treinava arremessos de bolas de fogo.
Acredita-se que ao vencer os inimigos utilizando, entre outras táticas, arremessos de bolas de fogo, o povoado passou a comemorar a vitória encenando um teatro, no qual constava passagens sobre tais bolas.
Organização do jogo: regras, formatos e objetivos
Mesmo que se considere a existência de várias regras e formatos do jogo, o objetivo de golpear a bola nos oponentes, até acertar todos, parece ser comum aos jogos possíveis da queimada. Assim, o arremesso da bola com o objetivo que esta toque no jogador adversário e caia no chão parece ser elemento comum independente da região em que se joga a queimada.
As regras de como se defender ao ataque; os locais e nomenclaturas (cemitério, reserva, entre outros) em que vão os “queimados”; números de vida de cada jogador; segmentos corporais que são imunes; formas de arremessar a bola, entre outras; são definidas a partir dos acordos estabelecidos entre o grupo de jogadores.
Assim, em determinada região ou grupo, pode-se considerar que somente a cabeça é imune aos ataques e, em outros locais, além da cabeça outros segmentos como os pés, as mãos etc. O mesmo vale para a variação de outras regras, por exemplo, o número de vida dos jogadores, em que pode ser apenas uma vida para os jogadores comuns e duas para os reservas (jogadores que iniciam o jogo na reserva/cemitério) ou uma, duas, três vidas para todos.
Tradicionalmente, a bola queimada é vivenciada entre duas equipes contendo o mesmo número de integrantes cada ou, se for o caso de uma apresentar maior número de jogadores, iguala-se em número de vidas. As próprias equipes escolhem que serão os jogadores que iniciarão na reserva/cemitério como capitães/líderes.
O campo mais conhecido do jogo queimada (segue abaixo) contendo quatro seções: a primeira é o cemitério da equipe 2, na qual o reserva dessa equipe inicia o jogo e os jogadores queimados/eliminados permanecerão; a segunda e terceira seção são os locais em que os jogadores iniciam a partida, do lado esquerdo a esquipe 1 e do direito a equipe 2; por fim, na quarta seção, fica o cemitério da equipe 1, em que seu reserva inicia o jogo e os demais jogadores queimado/eliminados ficarão.
Independentemente das variações que existem do jogo bola queimada, ressalta-se que, de modo geral, a partida acaba quanto toda uma equipe é queimada/eliminada pela outra.
Em variação do jogo tradicional, na bola queimada lateral, os jogadores eliminados podem ficar nas laterais próximas ao campo adversário. Isso porque, o cemitério também ficará nas laterias e não só ao fundo dos campos (segue abaixo). A dinâmica muda, porém, continua valendo o término da partida a partir da eliminação do último adversário.
Santos (2012) apresenta algumas variações possíveis conhecidas da queimada:
BOLA QUEIMADA 4 CAMPOS
BOLA QUEIMADA 4 CAMPOS (VARIAÇÃO)
BOLA QUEIMADA 3 CAMPOS
BOLA QUEIMADA GIGANTE
BOLA QUEIMADA DIAGONAL
BOLA QUEIMADA CÍRCULO
BOLA QUEIMADA INVERTIDA
É preciso que os jogadores vivenciem outros tipos de bola queimada para aumentar seu conhecimento sobre possíveis variações. Além disso, incentiva-se momentos nos quais eles criam novas formas de jogar, com regras e objetivos próprios.
REFERÊNCIAS:
SANTOS, Gisele F. de L. Jogos Tradicionais e a Educação Física. Londrina: EDUEL, 2012.